Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Todos os caminhos vão dar Aroma! ☕
Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Carrinho 0

100% B!CA – O café para o seu expresso e todas as variantes – perfeito para a paixão nacional por café!

 

Café Aroma - 100% B!CA


Todos os cafés do rótulo são típicamente portugueses, baseados no café expresso, a "mãe de todos os cafés extraídos à pressão". Abaixo poderá encontrar explicações acerca dos diferentes modos de preparação.

Aqui estão algumas informações importantes sobre o leite: um leite frio (4-5°C), rico em proteínas, é melhor para a formação de espuma. A temperatura ideal para espuma de leite é de 60°C. Quando o leite é aquecido a mais de 70°C, se torna amargo e tem um gosto "cozido", devido à caramelização da lactose, como sofre uma desnaturação das proteínas.
 

Café Aroma - Expresso
Expresso
O famoso café expresso ou, simplesmente, "um café" - uma bica, se for no sul, ou um cimbalino, se for no norte. Em Portugal, serve-se sempre meia chávena, a não ser que o cliente peça o café especificamente curto ou longo. As chávenas de café têm entre 70 e 80 ml de capacidade, pelo que um expresso contém entre 35 a 40 ml.
Café Aroma - Garoto

Garoto
Trata-se de uma dose de café expresso com uma pequena quantidade de leite quente, ou também um pouco de espuma de leite. Deve ser servido quente numa chávena de café. Especialistas atribuem-lhe o nome "garoto" por se tratar de uma bebida pequena, com um pouco leite, servido numa chávena pequena. É mais habitual na região de Lisboa.

Café Aroma - Pingado Pingado
Um café expresso com umas gotas de leite; a diferença relativamente ao garoto está no leite. Tal como o nome indica, no café pingado há apenas uma pequena quantidade de leite frio para suavizar o amargo.
Café Aroma - Cheio Cheio
Ao contrário do café curto ou da bica italiana, o café cheio enche a chávena de café quase por completo. É, portanto, consumido por quem gosta do café com um sabor menos forte, mas também não quer diluí-lo com água. O volume total do café cheio é de 60 – 70 ml.
Café Aroma - Carioca

Carioca
O carioca é um café mais fraco. O motivo para ser mais fraco é a sua diluição: depois de pronto, são acrescentados, aproximadamente, 15 - 20 ml de água quente. É imprescindível que a água esteja bem quente para não prejudicar o sabor do café, além de obter uma boa dissolução. O carioca também é conhecido por café americano.

Às vezes, também é interpretado como um "segundo café", tirado pela segunda vez, com a mesma borra do primeiro café. O resultado é uma chávena com um café mais claro, aguado e muito - demasiado - fraco.

O carioca não se confunde com o "carioca de limão", que é uma infusão de casca de limão, servida numa chávena de chá ou de meia-de-leite.

Café Aroma - Italiana

Italiana
Aqui está a "receita" do típico expresso italiano, de acordo com a Illy Caffè:

  • Café moído: 7 g (± 0,5)
  • Temperatura da água (saída do grupo): 88°C (± 2)
  • Tempo de percolação: 25 segundos (± 5)
  • Mililitros na chávena (incluindo espuma): 25 ml (± 2,5)

Em termos de quantidade, a italiana corresponde também a um "café curto". Já em Itália, o café curto chama-se "caffè ristretto", o que é um café extremamente curto, entre 15 a 20 ml. O "caffè ristretto" concentra muito sabor e aroma e, sendo bem preparado, não é amargo, sendo considerado o “néctar do café”.

Café Aroma - Com Cheirinho Com Cheirinho
O café com cheirinho é um café expresso com um toque de bagaço, uma aguardente tipicamente portuguesa. Às vezes, o bagaço também é servido num copo à parte. Bebe-se como se fosse um digestivo, após as refeições, mas também pode tomar-se durante o dia. Na Madeira e nos Açores é também denominado "café com música" e, na Madeira, também lhe chamam "cortadinho".
Café Aroma - Descafeinado Descafeinado
O café descafeinado é um café sem cafeína. Pode ser curto, normal, longo ou cheio, tal como o expresso. Aqui estão algumas boas informações sobre o café descafeinado, da International Coffee Organization
Café Aroma - Galão Galão
Servido num característico copo de vidro, o galão é uma bebida com uma dose de café expresso. O resto do copo é completado com leite quente e pode também ter um pouco de espuma de leite por cima. Toma-se, em geral, antes do meio-dia, e o acompanhamento típico é uma torrada com manteiga ou qualquer outro bolo de pastelaria, tal como um mil-folhas, um pastel de nata ou um croissant com creme.
Café Aroma - Mazagran Mazagran
Há muitas variantes desta bebida, mas a mais comum é feita deitando um café expresso por cima de pedras de gelo e acrescentando uma rodela de limão e umas folhas de hortelã. A "versão de luxo" pode levar ainda uma dose de rum. Um refresco maravilhoso em pleno verão!
Café Aroma - Duplo Duplo
O café duplo consiste em duas doses de expresso, geralmente obtido no porta-filtro duplo da máquina de café , numa chávena grande de meia-de-leite. A nossa recomendação: um "café duplo pingado" suaviza um pouco o impacto do café duplo forte.
Café Aroma - Abatanado Abatanado
Dependendo de quem o prepara, o abatanado é ou um café duplo ou um café cheio, ao qual se junta a mesma quantidade de água quente. É servido numa chávena grande, igual à da meia-de-leite. Digamos que é o irmão mais velho do carioca.
Café Aroma - Meia-de-Leite Meia-de-Leite
É um café expresso longo ou cheio, com leite quente, servido numa chávena grande. Em comparação com o galão, leva metade do leite, daí a sua denominação. Na terminologia madeirense, é uma "chinesa".
Café Aroma - Cappuccino Cappuccino
É uma bebida italiana preparada com um café expresso e leite quente. Além da boa qualidade do café expresso, a dosagem exata do leite é fundamental, porque determina o equilíbrio perfeito do cappuccino. A quantidade de leite com espuma a considerar é entre 100 e 120 ml. Por esse motivo, a chávena deve ter ser cerca de 160 ml.
Café Aroma - Moca Moca
Normalmente o moca é feito com um terço de expresso e dois terços de leite vaporizado, e uma porção de chocolate é adicionada em forma de chocolate em pó, calda de chocolate ou chocolate preto ou de leite. Diferente do cappuccino, o café moca tem pouca espuma de leite por cima, e às vezes é guarnecido com um pouco de natas. Em Itália é por vezes chamado "marrocchino", e até se pode obtê-lo com Nutella, o "caffè nutellino"!
Café Aroma - Afogado Afogado
Uma receita italiana muito simples e popular: o "affogato al caffè"! É uma bola de gelado de baunilha servida num copo grande, regada por um café expresso longo. Deve ser servido imediatamente, para se desfrutar da interação entre o frio e o quente e entre o sólido e o líquido, bem como dos sabores que se misturam - uma receita perfeita para os dias quentes de verão!

Bom café!

© 2021 Café Aroma - Lisbon Coffee Roasters.
Todos os direitos reservados.