Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Todos os caminhos vão dar Aroma! ☕
Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Carrinho 0

Tuguinha
Café Torrefacto Tradicional Português

 Café Aroma - Tuguinha

 

Café torrefacto?
O café torrefacto é uma forma especial de torrefação de café em grão com uma longa tradição em Portugal, que ainda hoje é apreciada. Para além de Portugal, este tipo de torrefação encontra-se apenas em Espanha, França e na América Latina (Argentina, Costa Rica, México, Paraguai, Uruguai).

A característica especial deste café é que uma certa quantidade de açúcar (ou melaço, ou extrato de alfarroba), no máximo 15% do volume do café verde a ser torrado, é adicionada aos grãos de café durante o processo de torrefação, de modo a que os grãos caramelizem. Os grãos torrados desta forma são misturados com grãos de torrefacão convencional, geralmente com uma percentagem de grão torrefacto de 20-30%. 


As características?
O grão torrefacto pode ser reconhecido pela sua cor mais escura e pelo típico brilho vítreo. Devido a essa camada de açúcar, estes grãos podem ser torrados mais escuros do que o habitual, o que lhes confere um prazo de validade mais longo do que o do grão convencional. Era este o objetivo deste tipo de torrefação: tornar os grãos mais duráveis, caramelizando-os e preservando os aromas. Hoje em dia, a embalagem hermética com a válvula de proteção do aroma garante isso.

Ao adicionar açúcar durante o processo de torrefação, o efeito da reação da torrefação (Maillard) é reforçado, permitindo que os grãos desenvolvam ainda mais os sabores que contêm. Isto reduz a acidez do café e também suaviza os sabores amargos, se os houver. A adição de açúcar durante o processo de torrefação aumenta a formação de compostos com propriedades antioxidantes. 


O método de preparação mais adequado?
Em princípio, pode-se utilizar os grãos torrefactos para qualquer método de preparação, mas os resultados diferem no sabor:

  • Máquinas porta-filtros: aqui aparece uma acidez dominante
  • Máquinas automáticas: a acidez desaparece quase por completo, o café tem um sabor suave e cremoso
  • Cafés com filtro: aqui também predomina um café agradavelmente macio e cremoso
  • Bebidas de café com leite: a nossa recomendação - com meia-de-leite & Co., os aromas do café sobressaem particularmente bem


As calorias?
Em comparação com o café normal, o café torrefacto tem um pouco mais de calorias, mas o teor calórico é muito baixo.


E o moinho de café?
O nosso blend contém 30% de grãos torrefactos, e os moinhos de café não têm nenhum problema com isso. Em geral, os grãos torrefactos não causam mais depósitos no moinho de café do que os grãos convencionais. Apenas as misturas contendo 60% ou mais de café torrefacto podem causar dificuldades aos moinhos de café domésticos. Os moinhos profissionais trabalham sempre sem problemas, mesmo com estas misturas. No entanto, o café Torrefacto deve ser armazenado sempre num local seco e bem hermético. 


O nome "Tuguinha"?
Visto que o café torrefacto é muito típico em Portugal e tem uma longa tradição, queríamos que isso se refletisse no nome do produto. Assim, Tuguinha em português é o diminutivo de Tuga, a forma curta de Portuga. Portuga é um termo informal para um português "típico" e tradicional.


O termo "Torrefacto"?
O dicionário Priberam da Língua Portuguesa diz que torrefazer quer dizer o mesmo que torrar. Portanto, torrefacto (ou torrefeito) significa simplesmente torrado