Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Todos os caminhos vão dar Aroma! ☕
Português pt
  • Deutsch de
  • English en
  • Português pt
Carrinho 0
Café Aroma - Lisbon Coffee Roasters

  Sobre nós | A nossa filosofia de torrefaçãoO torrefactorO fundadorDeclaração de princípios 

 

Sobre nós
O Café Aroma é uma pequena torrefação de café artesanal e de especialidade no coração de Lisboa, fundada no início de 2021. Devido à situação de pandemia, ainda não temos loja de momento. Nesta fase inicial, o nosso café é vendido apenas online e em alguns dos mercados semanais de Lisboa (actual: Feira d'Ávila). 


A nossa filosofia de torrefação
Acreditamos que torrar o café é um artesanato e os profissionais e entusiastas do café são artesãos. É por isso que vemos o nosso café como café artesanal, em vez de "café da terceira onda".

Torramos os nossos cafés nem muito claros nem muito escuros - em todo o caso, sempre entre o primeiro e o segundo crack. No jargão do café, os nossos graus de torrefação preferidos são City+ e Full City, às vezes também Full City+, para expressos. É assim que equilibramos de forma ideal os nossos cafés: entre uma acidez agradável, um bom aroma, um corpo forte e aromas suaves de torra. As nossas torras delicadas e de longa duração no tambor garantem pouco ácido clorogénico e, portanto, são especialmente agradáveis para o estômago.

No nosso sortido, costumamos incluir o café “Monsooned Malabar“ da Índia que, devido ao seu longo processo de fermentação, tem um teor particularmente baixo de acidez, sendo suave e bem digerível e, ao mesmo tempo, agradavelmente aromático. Da Etiópia, tentamos obter o genuíno e particularmente delicioso café selvagem da região de Kaffa ou variedades heirloom (“variedades antigas“) que remontam diretamente à planta Arábica original.

Além disso, tentamos comprar café de comércio justo, no qual a boa qualidade é muito importante para nós. Isso significa:
• áreas de cultivo melhores ou especiais, e variedades finas de Arábica
• altitudes médias e altas, onde crescem os melhores cafés Arábica
• grande cuidado no cultivo, na colheita e no processamento (natural, lavado e semi-lavado)
• bom café Canephora (Robusta) da Índia, para os nossos blends

[para cima]

 

O torrefactor
O coração de nossa torrefação é um torrefactor da empresa Coffee-Tech, de Israel: o Torrefattore FZ-94. Esta máquina excepcional dá ao operador o controlo total sobre o processo de torrefação e garante uma excelente qualidade de torra. O FZ-94 utiliza diversos métodos de torrefação, nomeadamente a condução, convecção e radiação (infravermelhos) – ao mesmo tempo e no mesmo tambor. Os controlos de velocidade do tambor e da ventoinha permitem-nos fazer ajustes minuciosos no perfil de torra.

Torrefattore FZ-95 da empresa Coffee-Tech
Torrefattore FZ-95 com Avirnaki (sistema de eliminação de fumo) da empresa Coffee-Tech

[para cima]

 

 

O fundador

Jochen Weber - Café Aroma

O meu nome é Jochen Weber. Sou natural de Estugarda, Alemanha, e vivo em Lisboa com a minha esposa desde o final de 2019. Há vários anos que o meu fascínio pelo café me tem levado a aprofundar o tema, de modo a aprender o máximo possível sobre a teoria e a prática de todo o processo: da produção à classificação e degustação, até à torrefação e preparação (veja abaixo "Coffee Skills").

Já pude visitar alguns dos países produtores de café no chamado "cinturão do café": Brasil, Colômbia, Equador, Etiópia, Guatemala, Havai, Índia, Indonésia, México, Peru, Quénia, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Vietname.

Além do café, da fotografia (www.foto-grafo.de) e das viagens, os livros são a minha grande paixão. É por isso que sempre encontrará dicas de livros aqui – e também livros na nossa futura loja ("A felicidade é um bom livro e uma chávena de café aromático").

CV resumido

Em 1986, completei a minha formação académica como livreiro em Estugarda, Alemanha, tendo em seguida trabalhado durante alguns anos na livraria Herder, em Roma, Itália. Seguidamente, fui contratado para o lugar de Gerente e Diretor de Vendas nas editoras alemãs Klett e Kohlhammer. Uma visita à Escola Livre de Fotografia, em Estugarda, marcou o início dos meus próprios projetos fotográficos. Em 2009 mudei-me para São Paulo, Brasil, o que marcou o começo do meu trabalho como fotógrafo e autor. Em 2013 mudei-me para Mumbai, Índia, onde residi durante mais de seis anos. Vivo em Lisboa desde finais de 2019.

"Coffee Skills"
• Classificação e degustação de café
  Centro de Preparação de Café - São Paulo 2010
• SCAE - Barista Skills Foundation
  European Bartender School, Fabio Milano - Roma 2017
• Coffee Roasting Diploma
  Fa. Kaffeekult, Marianne Krassort - Stendal 2018
• Cupping & Sensorik Advanced
  Berlin School of Coffee - Berlin 2018
• Seasonal Drinks & Latte Art / Individual Roasting
  Berlin School of Coffee - Berlin 2019
• SCA - Green Coffee Intermediate / Café Verde
  Academia do Café - Lisboa 2020
• SCA - Roasting / Torra
  Academia do Café - Lisboa 2020

Publicação de Livros
• Zu Besuch beim Kaffee. Kaffee in Brasilien. Anbau - Verarbeitung - Geschichte
  BoD-Verlag, Norderstedt 2016 | ISBN: 987-3-7386-3311-5
• Reisefotografie erleben. Menschen - Szenen - Geschichten
  dpunkt.verlag, Heidelberg 2015 | ISBN: 978-3-86490-250-5
• Zu Besuch beim Kakao. Kakao in Brasilien. Anbau - Verarbeitung - Geschichte
  BoD-Verlag, Norderstedt 2016 | ISBN: 987-3-7412-1368-7

[para cima]

 

Declaração de princípios

O cliente é o nosso foco. O nosso principal objetivo é que o atendimento e a entrega do café sejam sempre atenciosos, cordiais e rápidos. Queremos oferecer um produto honesto a preços justos, e uma atitude responsável e ética faz parte dos nossos valores de trabalho. Acreditamos mais na convivência vivida do que no aumento constante das vendas.

A prioridade máxima e o conselho mais importante que damos aos nossos clientes, no que toca ao café, é: frescura! Acima de tudo, o café deve ser sempre moído na hora, antes de ser preparado. É por esse motivo que um bom moinho de café é um utensílio importante em casa.

Além disso, é de grande importância para nós comprar, comercializar e estar no mercado de uma forma que seja sustentável em termos ambientais.

Bom café!


[para cima]